4 de abril de 2015

Procissão do Fogaréu em Serrinha completou 85 anos; bispo disse que foi a maior que já viu desde sua chegada

procissão-do-fogaréu-Foto-Raimundo Mascarenhas
Catedral de Santana em Serrinha – Saída da Procissão do Fogáreu – Foto: Raimundo Mascarennhas
O Município de Serrinha, no Território do Sisal vem mantendo antiga tradição com a realização da procissão do fogaréu que este completa 85 anos. A procissão que acontece após a ceia do Senhor em alusão à última ceia entre Jesus Cristo e os 12 discípulos, antes da crucificação e a missa do lava pés, saiu da Catedral de Santana por volta das 20h30 percorreu ruas e avenidas do centro da cidade até chegar a Praça Luiz Nogueira, em frente a igreja velha foi montado um palco onde foi apresentado uma breve encenação da Paixão de Cristo. Logo em seguida os fiéis com a vela acesa seguiram a procissão com destino a Colina de Santana onde também foi montado um palco para encenação.
procissão-do-fogaréu-1-4 - foto- Raimundo Mascarenhas
Praça Luiz Nogueira – Parada da Procissão do Fogaréu – foto: Raimundo Mascarenhas
Com tochas de papel padronizadas com a marca do evento religioso denominado “Os passos da Paixão” a multidão carrega velas acessas, no trajeto de aproximadamente cinco quilômetros até a Colina, e é neste ponto, que se pode ter a dimensão da multidão que forma um tapete humano de luzes, no alto da ladeira de Santana, onde Sob a benção de Nossa Senhora Santana, Padroeira de Serrinha, e sob os olhares atentos de todos, a encenação da Peça A Paixão de Cristo, encerra a noite de grandes emoções.
Subida a Colina de Santana cujo acesso é pela BA 411 saída Serrinha/Barrocas – foto Raimundo Mascarenhas
Ao chegar a colina sagrada o bispo diocesano dom Ottorino Assolari de cima do palco lembrou que já está em Serrinha ha 10 anos e nunca viu uma multidão igual a esse ano.” Sem dúvida essa multidão está aqui pela fé, tem gente que vem também pela curiosidade, mas a curiosidade também poderá levar a Jesus” disse.
dom ottorino - procissão do fogaréu - foto raimundo mascarenhas
Dom Otorrino disse que muitos vão pela curiosidade, mas a curiosidade pode levar até Jesus – Foto: Raimundo Mascarenhas
O bispo contou a historia de Judas o traidor, que diz ser o personagem mais misterioso encontrado na paixão e morte de Jesus Cristo. O religioso chamou a atenção de todos para a ternura de Jesus perante o traidor ao chamar de amigo.”Amigo, com um beijo tu entrega o filho do homem? Veja a ternura de Cristo, chama de amigo uma pessoa que o está traindo, e foi essa palavra (amigo) que mexeu forte no coração de Judas, se arrependeu e foi jogar o dinheiro na frente dos sacerdotes dizendo, eu trair um sangue inocente. E quem sabe naquela noite por ter se arrependido subiu ao paraíso ao lado do ladrão com Jesus.Também nós somos amigos de Jesus, ele nos chama de amigo, apesar dos nossos pecados e das nossas traições”,disse dom Ottorino.
fogareu
Quinta-feira acontece a primeira parte da encenação da Paixão. Parte final na sexta-feira santa na Praça Luiz Nogueira – foto Raimundo Mascarenhas
Os atores realizaram a primeira parte da encenação da Paixão e morte do Jesus, e a segunda será neste sexta-feira, na Praça Luiz Nogueira.
PATRIMÔNIO IMATERIAL
procissão-do-fogaréu-1-3
85 anos de tradição segundo a Prefeitura reuniu cerca de 15 mil pessoas/ foto Raimundo Mascarenhas
Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura, no ano em que a Semana Santa de Serrinha comemora 85 anos de tradição, o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), que esteve no ano de 2014 presenciando as celebrações para a elaboração do Plano de Salvaguarda da Procissão do Fogaréu, divulgou no Diário Oficial, notificação pública indicando que estão terminados os estudos e montados os dossiês que serão submetidos ao Conselho de Cultura do Estado da Bahia, salvaguardando a Procissão como Patrimônio Imaterial do Estado. Este é um importante marco para a Semana Santa de Serrinha que vem se consolidando como rota de turismo religioso na Bahia.
 ASCOM PMS/  fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...