30 de julho de 2015

Religiosidade do povo biritinguense

Fiéis Católicos de Biritinga (19**)
O sertanejo é, antes de tudo, um forte. - Euclides da Cunha
Biritinga teve sua emancipação política em 1962, porém, antes de tornar-se uma cidade, existia um pequeno vilarejo, com nome de Manga.
Durante o ano de 1918, uma grave epidemia da chamada ‘Peste Bubônica’ atingiu muitas pessoas da velha Manga, gerando mortes e dores ao povo já tão sofrido pela labuta do dia-a-dia. Relatos contam que, os senhores Luiz Arara, Cirilo e Cesário rogaram ao Mártir São Sebastião, e lhes fizeram uma promessa: ‘Que se todo aquele sofrer acabasse, se realizaria todos os anos, em 20 de Janeiro, uma festa em gratidão’. Desde então, com a benção concedida, os fiéis católicos festejam todos os anos, a novena, o acompanhamento para a Fazenda Tapera, e os festejos pagãos, como a tradicional ‘Biritinga Folia’.
A expressão da religiosidade do povo sertanejo e todo seu contexto cultural e místico, realça duas características típicas desse povo: a dor e fé. O trabalhador sertanejo nasce aprendendo o triste ofício de dor e sofrimento que as circunstancias locais lhe impõe. Contra isso, cria-se uma antídoto natural para amenizar toda sua dor e sofrimento, que é a Fé.
Edição: Blog Biritinga Informa - Renilson Silva
Informações: Saga de Biritinga - Antonio Anílson R. da Silva

Fotografia Histórica!
(Quem tiver os créditos dessa foto, por favor, nos informe)

Um comentário:

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...