18 de outubro de 2015

Pesquisa mostra Biritinga está entre as 100 piores cidades do Brasil, para se viver

Biritinga é uma cidade linda, e eu confesso que amo muito minha terra. Porém, é preciso enxergar que, são irrefutáveis as informações que demostram Biritinga entre as 100 piores cidades do país para se viver, com base em dados do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. Essa pesquisa foi publicada originalmente através do site mdig.com.br, e postada no blog Biritinga Informa em Novembro de 2014.

Qualquer pessoa pode acessar o site do PNUD-Brasil (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), e também  verá o Ranking de Desenvolvimento Humano Municipal, que mostra Biritinga em 5339º lugar, entre os  5565 municípios listados. E com a nota 0,538, que é considerada BAIXA. 

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

Biritinga, suas mazelas e potencialidades:



Nenhuma cidade é totalmente boa, agradável e desenvolvida, ou totalmente miserável e atrasada. Essa é uma dualidade incompatível com qualquer parâmetro comparativo. Todos os municípios tem seus problemas, suas mazelas, mas também tem suas potencialidades, e seus próprios ‘desenvolvimentos’. Relativizar o desenvolvimento municipal, baseando-se em outras cidades, de regiões e características diferentes, seria um grave erro. Não é isso que a FIRJAN, ou outras instituições fazem, quando define suas estratégias de pesquisas. (Para saber mais sobre a metodologia utilizada, disponibilizo todos os links no final do texto). 

Biritinga é uma cidade com potenciais importantes, porém, muito pouco explorado em detrimento dos próprios munícipes. Um exemplo disso é nossa água. Uma cidade que é rica hidrograficamente, distribui (gratuitamente) o líquido precioso para cidades próximas, não pode contrastar com a realidade de agricultores sem água em suas propriedades, e digo mais, sem sistemas de irrigação, que poderia ser uma eficaz ferramenta de alavancar a economia municipal, que baseia-se na agricultura familiar. Dar autonomia aos agricultores, para que cada vez mais, eles dependam menos da Prefeitura, com relação a empregos, é algo que põe em risco o projeto de poder político que muitas vezes tenho visto, escancaradamente aqui.

O cerne do problema está no sistema político habitual e “comum”.  A população já se acostumou com a falsa ideia de que política é sinônimo de roubalheira e corrupção, e por esse motivo, é visível a desesperança no olhar de cada um. Corrupção, é, também, segundo o dicionário: Alteração das propriedades originais de alguma coisa. Exatamente onde quero chegar. A política não é corrupta, as pessoas sim. Nós, muitas vezes temos sido corruptos, e sequer percebemos. Esse olhar diferente sobre o tema, nos coloca numa mesma linha - Cidadãos-eleitores, e cidadãos-eleitos. Todos expostos a práticas da corrupção, como uma condição da natureza humana. 

Porem,... não podemos nos acostumar JAMAIS com essa situação, a ponto de compreender que não existe solução. Como disse anteriormente, a raiz do problema, (não particular), é a corrupção, não a política. 

SUPERAÇÃO

A nossa Velha Manga pode superar essa cultura de politicagem, através da politização da população. Isto é: quando todo cidadão biritinguense tiver a plena ciência de seus direitos sociais, civis e políticos, certamente que teremos uma sociedade muito mais participativa, e consequentemente, menos ‘espertinhos’ no poder. E quando me refiro a ‘sociedade participativa’ direciono esse profundo desejo, a todo e qualquer cidadão, entidade sociaial, e igreja.

O projeto de poder, (que vejo elaborar-se todos os anos que antecedem as eleições municipais), precisam dar lugar a uma política plena, com mais ideias, com mais criatividade. A situação atual já é insuportável, e inadimissível, diante de todas as demandas de nossa cidade. Não podemos mais, tolerar essa maneira de fazer política, instrumentalizando a máquina pública com centenas de cargos comissionados, com diversas secretarias ineficientes, como forma de retribuir o apoio político. 

O candidato que vence uma eleição através de manobras das massas, ou pelo assistencialismo, certamente será um agente político inútil, ou mesquinho, como uma consequência natural de sua dissimulação, e das falsas promessas eleitoreiras. 

“Qualquer pessoa que precise ‘pegar dinheiro emprestado de agiotas’ ou que faz grandes ‘orçamentos’ para galgar uma cadeira do legislativo, ou o posto de gestor municipal, é por que têm planos de lucrar muito mais com a verba pública. Esse tipo de pessoa é natural (aqui, mas não somente aqui), e é justamente esse tipo de ‘sistema político’ que resulta no jovem desempregado, na marginalização, no empobrecimento cultural, na economia fragilizada e reduzida, e tantos outros problemas.”

Finalizo com uma mensagem para todos nós, para que juntos, possemos buscar e fazer acontecer em nossa cidade, o que de fato precisa: um real desenvolvimento. Continuo com a mesma Fé, que dias melhores virão, em que Biritinga será uma cidade-modelo, de participação popular, de política justa, de igualdade, de justiça, e com PLENA LIBERDADE, com PLENA DEMOCRACIA. E com a certeza, que a utopia de uma cidade melhor jamais morrerá, mas, se concretizará a cada dia!

Renilson Silva  - Blog Biritinga Informa

Links:

PNUD
http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/Ranking-IDHM-Municipios-2010.aspx

FIRJAN
http://www.firjan.com.br/

Post do blog Biritinga Informa (2014)
http://renilsonsilva01.blogspot.com.br/2014/11/biritinga-esta-entre-as-100-piores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...