21 de outubro de 2015

Vereador Cosmenilton ‘se arrepende’ e pede para voltar ao cargo de 1º Secretário

Mais uma sessão conturbada na ‘casa da cidadania’ em Biritinga. Dessa vez, o vereador Cosmenilton Oliveira, que renunciou ao cargo de 1º secretário da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Biritinga, no dia 28 de Setembro de 2015, pediu perdão, e solicitou a reintegração ao cargo. O vereador Roberto de Jesus, que seria candidato ao posto, ficou surpreso com o 'desalinho', e indignado com a forma como os fatos se desenrolaram. Roberto e Jorge pediram licença e saíram antes do término da sessão. A gente tem que levar essa casa de maneira mais séria. A gente percebe que existe uma imaturidade. Afirmou o vereador Jorge.


Na noite desta terça-feira (20), a sessão da Câmara de Vereadores de Biritinga foi marcada por um ato inusitado. O Vereador Cosmenilton Oliveira protagonizou mais uma supresa e desencadeou mais uma polêmica. Cosminho, que renunciou ao cargo de 1º Secretário da atual diretoria, voltou atrás, se retratando: Cosmenilton esclareceu que referente as parcelas de seu empréstimo, que estariam em atraso, se tratam de duas parcelas do ano de 2014, da gestão do ex-presidente da Câmara de Vereadores. Que, segundo o edil, será convocado junto ao contador para 'resolver' o problema. Ressaltando que, não foi culpa do atual presidente, Adilson Anjos, que disse ter perdoado o vereador.

Porém, para os vereadores Jorge do Portal e Roberto de Jesus, a atitude do vereador Cosminho foi inadmissível, sobretudo como se uma renúncia fosse algo ‘comum’ e pudesse ser revogada de maneira simples. Os vereadores de oposição acreditam que atitudes como essas desmoralizam a Câmara de Vereadores de Biritinga. 

Após discussões sobre a legalidade da revogação da renúncia, o vereador Roberto de Jesus se colocou como candidato ao cargo de 1º Secretário, porém após esclarecimentos da assessoria jurídica do legislativo municipal, e pela falta de legislação para o ocorrido, o presidente colocou em votação a aceitação da retratação do vereador Cosmenilton, que foi aprovada pelos vereadores Antonio (Bode), Clodoaldo, Milton Almeida, Margarida de Celso, e pelo presidente, Adilson Anjos. O vereador Luiz Mário se absteve do voto, e os vereadores Roberto de Jesus e Jorge do Portal votaram contra.

Vereador Roberto de Jesus
“Eu vou defender o nome do companheiro Roberto, justamente porque essa casa aqui não pode ser contrariada. Isso aqui não é uma brincadeira, onde as pessoas renunciam e depois quer voltar.” disse o vereador Jorge.

A assessoria jurídica classificou como ‘caso inusitado’. "É tão inusitado, que, sequer existe uma previsão expressa no regimento interno, versando sobre isso. A eleição suplementar para preenchimento da vaga do Vereador Cosmenilton, deveria ter sido feita na sessão subsequente. E nos foi noticiado, que já houve uma sessão após o pedido de renúncia." disse um dos advogados. 

Com a maioria dos votos, ficou aprovado a retratação, e volta ao cargo de 1º secretário, do Vereador Cosminho. Os vereadores Jorge do Portal e Roberto de Jesus prometeram entrar com recurso, e caso seja indeferido, será impetrado uma ação judicial para contestar a decisão da casa. 

O Vereador Jorge disse ainda que reafirma seu apoio a liberdade de expressão, garantida na Constituição Federal, através do Coletivo Juventude Ativa, ao canal ‘Juventudo Informa’, que é apresentado pelos jovens Rodrigo, Anderson, Raiane e Valdomiro, através da plataforma de vídeos, Youtube, e aos blogs que divulgam informações a toda população. 

Renilson Silva - Blog Biritinga Informa

Um comentário:

  1. O coletivo de jovens, 'Juventude Ativa', juntamente com os membros do canal, 'Juventude Informa', agradece profundamente o apoio do vereador e amigo, Jorge do Portal. A liberdade de expressão é pra todos, precisamos ao mínimo entender isso. A tentativa de reprimir, um direito que é nosso, não passa de uma mera tentativa, vamos sim, lutar, pessar e acima de tudo, ter opinião formada, mesmo que ela seja divergente de A ou de B. Os jovens também lamentam a falta de responsabilidade dos nossos vereadores, que tem feito a câmara de vereadores um ambiente quase sem lei. Precisamos pensar mais antes para agirmos. Aproveitamos o espaço, para convidar você leitor jovem do blog Biritinga Informa, para se juntar com nós, prescimos unir forças, a juventude precisa ser ouvida. Caso se interesse, falar com Anderson Dantas, Raiane Almeida, Valdomiro Bispo, ou Rodrigo Silvo. O coletivo de jovens, agradece profundamente. Juntos vamos mudando a realidade do nosso município, por que juntos somos mais!

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...