8 de abril de 2014

A AMBIÇÃO DO HOMEM CHEGARÁ AO SEU FIM


Se olharmos com mais sensibilidade para o fenômeno ‘Seca’ que assola regiões semiáridas, e mais precisamente o nordeste de nosso país, talvez repensemos sobre ‘qual a nossa maior ambição’ e queira Deus que encontremos uma resposta sábia.

A sociedade capitalista ouve então o prenúncio de seu fim. A nossa ambição e cobiça por capital não pode minimizar a importância e o real significado de viver numa comunidade. A agricultura traz a sensação do que realmente somos nesse imenso Mundo – uma comunidade. O agricultor na sua época, prepara a terra, planta e colhe os frutos de sua plantação. A terra e seu ciclo inteligente fornece tudo que precisamos para viver, ainda assim, a nossa ganancia pelo dinheiro e por posses materiais não cessa. Daí devolvemos a natureza o oposto do que ela nos dá – agressão e indiferença diante de suas mazelas (causadas por nós).

Que culpa tem a ‘pobre natureza’? Nenhuma. Nós é que somos egocêntricos de mais para entendermos que tudo que hoje desprezamos, como por exemplo a água desperdiçada na lavagem do carro ou o alimento esbanjado que sempre vai ao lixo, poderão ser objetos extintos. Mas aos poucos a natureza vem dando sinais de que está adoecendo, seus sinais vitais vem baixando, sinalizando que o Câncer chamado HOMEM está cada vez mais dissipando sua capacidade de sobreviver.

Haverá o dia em que se vai perceber que a maior burrada da humanidade foi ferir a natureza que sempre supriu com suas necessidades. As cheias, as secas, os desastres naturais, a escassez já são consequências da nossa insensatez.


Renilson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...