20 de setembro de 2017

Governador Rui Costa nomeia Wdileston Souza Diretor de Territorialização do Estado da Bahia

 A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Secult conta com um novo Diretor de Territorialização da Cultura, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 20/09.

 A Secult é gerida pelo professor Jorge Portugal e tem como missão formular e implementar, de forma articulada com a sociedade, políticas públicas que expressem a centralidade da cultura na transformação e no desenvolvimento social e valorizem a diversidade cultural da Bahia, nas suas dimensões simbólica, econômica e de cidadania, levando em consideração as particularidades dos 27 territórios culturais do Estado. 

   A Diretoria de Territorialização da Cultura está vinculada a Superintendência de Territorialização da Cultura – Sudecult.
 A Superintendência de Territorialização da Cultura - Sudecult que tem como Superintendente Sandro Magalhães é responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas relacionadas com a Territorialização da Cultura. Suas ações e projetos são realizados de forma participativa, articulada e transparente, em parceria com as instituições públicas, privadas e sociedade civil, para benefício da comunidade, respeitando a diversidade dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

A Diretoria de Territorialização da Cultura – DTC que terá como Diretor Wdileston Souza, tem por objetivo efetivar a política de territorialização da cultura, por meio da ampliação e aperfeiçoamento da atuação dos Representantes Territoriais da Cultura, do acompanhamento sistemático das ações de fomento e pela consolidação da participação social através das Conferências, Fóruns e Redes consolidados. Neste sentido, a diretoria apoia os municípios baianos na implantação dos seus Sistemas Municipais de Cultura, englobando ações de estímulo à integração dos agentes culturais municipais de cada um dos 27 Territórios de Identidade.

 Natural de Biritinga/Ba, Wdileston Souza é Assistente Social, pós graduado em Gestão de Projetos – SENAC, pós graduado em Gestão Pública – FESP/SP e Especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas – UNICAMP, atualmente cursa a Especialização em Gestão Pública Municipal – UFBA. Atuou como Representante Territorial de Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano, coordenando as ações, projetos e programas da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia em 22 municípios do território, durante esse período, houve a ampliação do número de municípios que aprovaram as leis que possibilita a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura, ampliando a institucionalização da cultura nos municípios baianos. Implantou o Colegiado de Gestão Participativa do Centro de Cultura de Alagoinhas, órgão colegiado que planeja e discute ações e projetos a serem desenvolvidos no espaço cultural do território. Reativou a Câmara Técnica de Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano que atua com representação dos municípios do território e busca a ampliação e o fortalecimento das políticas culturais, através da interiorização e institucionalização das políticas de cultura. Entre janeiro e maio de 2017, Wdileston Souza estava como Secretário de Agricultura do Município de Biritinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...