17 de setembro de 2017

Moradora pede ajuda da Secretaria de Meio Ambiente de Biritinga após infestação de Pombos no telhado de sua casa


Uma moradora do Bairro Santa Cruz em Biritinga publicou um relato solicitando que a Secretaria de Meio Ambiente de Biritinga tome alguma providência com relação a infestação de pombos no telhado de sua casa.

 “Eu tenho um questionamento e uma reivindicação. O controle da população de animais como abelhas, mosquitos, ratos e POMBOS, a fim de prevenir zoonoses é responsabilidade de quem? Isso diz respeito à secretaria de saúde do município ou à secretaria de meio ambiente? Tô pela hora da morte com um monte de pombos que se alojaram no meu telhado. Sem contar a zoada infernal, ainda tem o risco de contaminação por alguma doença. A situação ainda fica pior por que eu tenho um bebê em casa. Não sei o que fazer já procurei a secretaria de meio ambiente há meses (várias vezes) pra saber o que se faz e não se oferece uma solução! Ah, sem contar que matar essas pragas malditas deve ser até crime ambiental. Então o que eu posso fazer?” questionou.

A proximidade entre humanos e pombos pode acarretar doenças ao homem, em especial se houver contato com as fezes secas da pomba doméstica (columba livia). Inalá-las com a poeira urbana pode trazer de uma simples alergia de pele à sérios problemas de respiração e, até mesmo, afetar o sistema nervoso central. Tudo isso de forma praticamente invisível.


A Criptococose é a principal doença transmitida pelos pombos, que contamina as pessoas através da inalação de fungos que estão presentes nas fezes deste animal. Ela ataca o pulmão e pode chegar também ao sistema nervoso central, ocasionando sintomas como dor de cabeça, sonolência e febre. Em alguns casos, pode causar até meningite. Cerca de 30% das pessoas infectadas morrem.

Blog Biritinga Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...