24 de janeiro de 2011

BIRITINGA NA LUTA CONTRA A DENGUE

O Coordeandor da Vigilância Epidemiologica do (SMS de Biritinga) Heder Silva Oliveira Ressalta os Cuidados a serem tomados Quanto ao Mosquito da Dengue. 

                                                             
-> Prevenção da Dengue
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
Ciclo de Transmissão da Dengue (Imagem: MDS)
Ciclo de Transmissão da Dengue (Imagem: MDS)
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Ações simples para combater a proliferação do mosquito da dengue



Prevenção da Dengue

Heder Silva Oliveira
Coordeandor da Atenção Básica
Coordeandor da Vigilância Epidemiologica
Contato: 75 32672172 
(SMS de Biritinga) 75 91689787

Ou Se Diriga á Uma Unidade de Saúde mais Próxima.

 
FAÇA SUA PARTE!
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MOSQUITO DA DENGUE CLICK AQUI

3 comentários:

  1. Valeu Reny por colaborar na divulgação de combate a dengue juntamente com a Família Saúde de Biritinga ... o trabalho n para aqui... temos muito que fazer... mas já começamos.... e espero sua parceria sempre...

    ResponderExcluir
  2. Pode contar sempre conosco!

    Qualquer Solicitação, Comentários, Criticas é sempre bem-vindas!!!

    ResponderExcluir
  3. Poxa podemos concordar que a saúde de Biritinga cada vez mais vem melhorando, principalmente na prevenção de doeças... Biritinga saindo na frente contra a dengue. É ISSO AI GALERA!!!

    MAS O TRABALHO TEM QUE CONTINUAR!!!

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...