18 de janeiro de 2011

CAETANO DIAS REPRESENTA O BRASIL EM FEIRA DE ARTE DE LOS ANGELES


"O Mundo de Janiele", vídeo-arte do baiano Caetano Dias, será apresentado no “Los Angeles Art Show", um dos mais importantes eventos de artes, que acontece entre os dias 16 a 23 deste mês, em South Park, em Los Angeles. O artista viajou por meio de parceria entre o Ministério das Relações Exteriores, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e a Galeria Paulo Darzé.
"Essa é uma oportunidade imensa para um artista baiano poder expor em um espaço como este. A Galeria Paulo Darzé tem um papel fundamental nessa exposição porque a participação do artista só é confirmada com a representação de uma galeria", assegura Monique Badaró, assessora-chefe de relações internacionais da Secult.
Segundo ela, dos diversos nomes que foram encaminhamos para Los Angeles, Caetano Dias foi o escolhido.
Especial 
"Minha participação no Los Angeles Art Show é especial, pois apresentarei a obra 'O Mundo de Janiele' em uma mostra internacional em que artistas, galeristas, críticos e curadores internacionais estarão confluindo com e para a arte contemporânea", afirma Caetano Dias.

Agecom Bahia
Para ele, participar do evento internacional será mais uma boa oportunidade para apresentar um pouco da produção da arte baiana atual. "Para mim, em especial, é uma honra estar representando a Bahia". A Los Angeles Art Show é uma das mais importantes feiras de arte da Costa Oeste dos Estados Unidos, atraindo mais de 35 mil visitantes durante o evento.
"A participação de Caetano Dias se faz presente dentro do programa Sister Cities Annual Art Show, que é um programa de cidades irmãs. Salvador é uma das diversas cidades irmãs de Los Angeles. Por isso que um artista da terra foi selecionado para participar da exposição", explica Badaró.
O L.A Art Show foi criada em 1995 e é uma feira de artes organizada pela Associação de Marchand de Arte de Los Angeles, que tem como objetivo fomentar o setor artístico da região. Uma das principais propostas é fortalecer a economia das galerias de arte, já que para os marchands, as galerias são pontos de passagem de arquitetos e decoradores que incluem em seus projetos, a obra de arte como um produto importante do designer interior.
Em 2009 mais de 110 galerias de todo o mundo participaram do evento, vendendo importantes nomes da arte mundial como Charles Partridge Adams, Jasper Johns, Robert Motherwell, Rembrandt, Ed Ruscha, Julian Schnabel e Emerson Woelffer.
Este ano o Los Angeles Art Show receberá mais de 100 galerias de países como Brasil, China, França, Rússia e Alemanha e exibirá trabalhos artísticos de diferentes gêneros como instalação, pintura, desenho, escultura, fotografia ou vídeo. Caetano Dias é o único representante do Brasil.
Sociopolítico 
A historiadora e crítica de artes visuais Daniela Bousso define que a obra de Caetano Dias deve ser analisada a partir de um prisma sociopolítico. "A ótica deste artista é parâmetro de entendimento da constante tensão entre mecanismos de poder e técnicas de resistência, e tem no centro de sua poética o corpo", diz.
Para ela, a complexidade na obra de Dias resulta de uma produção feita a partir de operações com diferentes meios, que vêm da escultura e da pintura propriamente ditas, passam por ações e intervenções na escala urbana, e desembocam na fotografia, no vídeo e no filme, além das ações e das intervenções na rede internet que geram sites e obras interativas.
Entre as galerias que já receberam exposições individuais do artista estão: Marilia Razuk Galeria de Arte em São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Paço das Artes, São Paulo; Museu de Arte Moderna de Salvador; Paulo Darzé Galeria de Arte, Salvador; Galeria de arte Rubem Valentim em Brasília e Casa de Las Américas, Havana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...