9 de março de 2013

Conclave para escolha de novo papa começa na próxima terça-feira


Em cinco dias de reuniões, os cardeais discutiram o futuro, as necessidades da Igreja e tentaram definir os desafios para o novo papa. Buscaram mais informações sobre o Vatileaks, o escândalo do Vaticano que abalou Bento XVI.

A imprensa passou a semana especulando quem seriam os favoritos para assumir a liderança da Igreja Católica. O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, está na lista dos papáveis, e teria o voto de Giovanni Batista Re, da Cúria Romana.

O italiano Angelo Scola poderia ser o candidato dos europeus e americanos que querem reformas na cúpula da Igreja. Para o especialista em Vaticano, Sandro Magister, o arcebispo de Nova York, Timothy Dolan, é o cardeal mais forte.

"Vejo nele um perfil que corresponde a muitas expectativas, uma capacidade muito grande de comunicação, com muita energia para governar a igreja e libertá-la do peso de uma Cúria desordenada", diz Magister. A resposta definitiva pode sair até o final da semana que vem com a fumaça branca.
Os cardeais definiram o início do conclave para terça-feira, 12 de março. De manhã, irão celebrar uma missa na basílica de São Pedro. À tarde, irão em procissão para a Capela Sistina, rezando.

Farão um juramento de jamais revelar o que aconteceu ali. O local será blindado eletronicamente, para evitar qualquer contato de fora.  Depois de tomarem seus lugares, os cardeais vão receber uma cédula, com a frase em latim: “Eu elejo como sumo pontífice”.  Cada um vai escrever o nome do seu candidato.

São 115 eleitores, de 51 países. Para eleger o papa, serão necessários 77 votos. Se depois de várias votações, que o conclave decidirá quantas, nenhum dos candidatos obtiver maioria de dois terços, os dois mais votados vão disputar uma eleição. Também ali, será necessária a maioria de dois terços. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...