29 de março de 2013

Fiéis mantêm tradição na Procissão do Fogaréu em Serrinha


A cidade de Serrinha recebeu, na quinta-feira, 28, à noite, centenas de turistas para participar da Procissão do Fogaréu, uma tradição religiosa que relembra o primeiro momento da Paixão de Cristo. Realizada pela primeira vez em 1930, a procissão que completa 83 anos, reúne, a cada ano, milhares de fiéis, atraídos pela religiosidade e pela beleza do espetáculo luminoso, proporcionado pelas centenas de velas acesas que são levadas até a Colina de Santana. Este ano, cerca de 20 mil pessoas participaram do cortejo, segundo a Polícia Militar.

A aposentada Maria Amelia Lemos, de 78 anos, acompanha a procissão há 75 anos. Ela mantém a tradição na família e foi acompanhada da filha, neta e bisneta. "Aos três anos participei pela primeira vez da procissão, mas não subi a colina porque as mulheres eram proibidas. Hoje passo a tradição para outras gerações, minha filha passou para os filhos e estes para os seus. A prova é que minha bisneta tem 6 meses e está aqui conosco", disse, satisfeita em poder participar, mais uma vez, do espetáculo.

No entanto, não é só os mais velhos que mantém a tradição. O que se via pelas ruas da cidade eram crianças, adolescentes e jovens acompanhando o cortejo. Como a estudante Fernanda Maria Lima, 15, que seguia o percurso com primos e amigos, fez questão de participar de todas a celebração até a subida da Colina. "Venho todos os anos. Meus primos são de Salvador e participam comigo. Minha mãe e tias estão lá atrás, gosto de ir na frente para participar de tudo", afirma.

Festa católica- A parte mais bela da procissão é justamente a exibição de luz que os fiéis e turistas realizam ao subir a Colina de Santana, portando velas acesas envoltas em papel. Para os católicos, a cena representa a perseguição dos romanos a Jesus Cristo no Monte das Oliveiras, que resultaria na sua prisão e condenação a morte. A festa teve início às 20h30, saindo da porta da Igreja de Nossa Senhora Santana, na Praça Luís Nogueira. O cortejo, tendo à frente atores interpretando os soldados perseguidores de Jesus Cristo, percorreu as ruas centrais de Serrinha e seguiu em direção à colina, que fica a cerca de 3 Km da igreja. Onde é encenada a morte de Jesus Cristo.

Localizada na região do sisal, Serrinha vem se consagrando como importante polo de atração turística durante a Semana Santa. Com a chegada do bispo Ottorin Assolari a procissão ganhou um aumento no percurso. Antes a procissão saia da matriz velha, construída no século XVII e situada no centro da cidade, até o conhecido Morro da Santa, onde está a imagem de Senhora Santana, retornando, em seguida, à matriz nova.

A tradição da Procissão do Fogaréu é creditada ao Monsenhor Carlos Olímpio, que trouxe de Salvador, onde, tradicionalmente, acontecia. No início, somente os homens participavam e as mulheres se limitavam em assistir o cortejo das calçadas. Mas a partir da década de 1980 o então padre italiano Lucas Di Núzo, um dos inúmeros sacerdotes que mantiveram a tradição, a liberou para o sexo feminino. 

Portal do Cleriston Silva

Exibição de luz que os fiéis realizam ao subir a Colina
Cerca de 20 mil pessoas participaram do cortejo

Políticos da cidade também participaram do cortejo


Procissão foi realizada primeira vez em 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...