Na sessão realizada nesta segunda-feira (28), o Vereador Cosmenilton, anunciou através de oficio, sua renúncia do cargo de 1º Secretário da diretoria formada pelo Presidente Adilson Anjos e pela vereadora Margarida Queiroz, para o biênio 2015/2016.

Durante seu pronunciamento, o vereador Cosminho se mostrou preocupado, pois, segundo ele, a Caixa Econômica Federal enviou uma mensagem para o mesmo, informado que seu nome poderia ser incluído no SPC/Serasa, o que pode ter motivado a decisão de deixar o cargo de 1º Secretário. Acontece que, segundo o Vereador, pode existir parcelas em atraso, e por conta disso seu nome corre o risco de ir para o SPC/Serasa. O vereador citou ainda, que o Presidente da Câmara prometeu uma ajuda financeira a mãe do jovem Gildásio, que era funcionário da Câmara, e foi assassinado no dia 04 de Julho de 2015, porém, até o momento não contribuiu. Ressaltou também que foi feito um empréstimo consignado em nome de Gildásio, e que o jovem não teria recebido esse empréstimo.
O Presidente da Câmara, Adilson dos Anjos, disse que a Câmara não pode ter caráter assistencialista, e que prometeu por ‘conta própria’, mas, que ainda não teve condições. Com relação ao empréstimo em nome de Gildásio, disse ainda que vai abrir uma ação judicial contra o vereador Cosmenilton, e ressaltou: ‘ele vai ter que provar’.

Os vereadores Jorge do Portal e Roberto de Jesus chamaram atenção e parabeniza a atitude corajosa da agente de Saúde Tereza, que foi a Casa da Cidadania para expor a situação que passa todos os agentes comunitário de saúde. O vereador Roberto disse ainda que Josemir parece que não representa os agentes e sim o gestor municipal, pois ocupa o cargo que intitulou como ‘nem sei se existe essa função da administração pública’. Com relação aos atrasos salariais, o vereador Jorge ressaltou que essa situação está acontecenedo com motoristas, digitadores, e outros servidores. Roberto de Jesus ressaltou que o gestor é desorganizado, e disse: “
O grande problema é que o Prefeito está pagando sempre com a verba do mês anterior.”
O vereador Jorge também ressaltou que a Secretaria de Agricultura está fazendo ITR’s, quando, na verdade, deveria conscientizar a população, que as propriedades rurais com menos de 50 hectares não são obrigadas a fazer o documento. O vereador e ex-secretário de Agricultura, Antonio, ressaltou que é importante que os agricultores façam esses documentos para comprovação de atividade rural, na solicitação de benefícios previdenciários no futuro.
‘Big Borther Biritinga’
O vereador Luiz Mário fez um Pedido de Providência, para que sejam instaladas na zona urbana, e em alguns locais das áreas rurais, Câmeras de Segurança, com o objetivo de inibir ações de criminosos. A ideia é importante, e chama atenção para os índices de violência e criminalidade que acontecem atualmente no município.
Renilson Silva - Blog Biritinga Informa