18 de agosto de 2015

Encomendada pela Prefeitura de Biritinga, Artista Plástico de Serrinha está produzindo imagem de São Sebastião de 8 metros


O artista plástico de Serrinha, Edson Silva Peixinho, mais conhecido como Maninho, está produzindo em seu ateliê uma imagem de São Sebastião - santo divino, o soldado do Senhor - com 8 metros de altura para ser colocada na Pedra do Mocó, em Biritinga, onde há uma peregrinação ao santo em 20 de janeiro, com leilões, procissões e o famoso acompanhamento para a Tapera.

   Maninho diz ao BJÀ que a encomenda é da Prefeitura de Biritinga e o monumento terá uma altura de 16 metros - 8 da imagem e mais 8 do pedestal - além de ser localizada na Pedra do Mocó o que dará uma visibilidade muito boa a quem for a esta cidade que fica a 12km de Serrinha e já foi seu distrito com o nome de Manga.

   A imagem está sendo feita em fibra de vidro e conterá todos os detalhes pertinentes ao santo, a imagem da penitência e também do guerreiro, e as flechas no seu corpo. "É um trabalho que estou fazendo há algum tempo e as peças serão encaixadas, a cabeça e o tronco, o abdomen e as pernas e braços", confessa o autor que depois de feito o trabalho artesnal dessa montagem fará a pintura.   

Foto: Blog Biritinga Informa

Maninho é autor de centenas de pinturas sobre Serrinha e de alguns monumentos, entre eles, o da Maria Fumaça - máquina que puxava as composições da antiga Leste Brasileira - e que se encontra na Praça da Estação. Diz, que ainda espera poder fazer mais três monumentos para Serrinha, um deles sobre Rubem Nogueira, o outro sobre Reginaldo Ribeiro e um terceiro sobre Valdete Carneiro montando num cavalo (o fundador da Vaquejada).

   Lamenta que não tem apoio do poder público, mas, não desiste. Está com 73 anos e edita há 21 anos, em Serrinha, a Agenda do Seertão. No próximo dia 21 de njovembro será homenageado no Encontro dos Amigos de Serrinha, em Salvador, dia 21 de novembro.

 SÃO SEBASTIÃO

    O nome São Sebastião deriva do grego sebastós, que significa divino. Originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano.

Foto: Blog Biritinga Informa
   De acordo com a tradição oral, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que faziam tudo para tê-lo sempre por perto e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal conhecida na época de Guarda Pretoriana.

  São Sebastião nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.


Por volta de 286, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador se queixou de que tinha confiado nele, esperava dele uma brilhante carreira e a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos era inaceitável. Portanto, o imperador o julgou como traidor e ordenou a sua execução por meio de flechas. Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé.

  Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por uma viúva chamada Irene (futura Santa Irene) que retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.

   Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288, por isso comemoramos seu dia nesta data. Acabou sendo morto transpassado por uma lança. São Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge na Baixa Idade Média, designadamente nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa.

Informações: Bahia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...