19 de novembro de 2017

Carta Aberta da Presidente da Associação Comunitária do Quilombo Vila Nova em Biritinga, Arylma Sousa:


"20 de Novembro dia da Consciência Negra.


O dia remete à luta do líder Zumbi dos Palmares pela liberdade e Direitos de nós negros e negras, sendo sua representatividade a formação de Quilombos.

Hoje além da lembranças e homenagem à Zumbi a data representa toda forma de LUTA e RESISTÊNCIA de nós negros contra a desigualdade e racismo ainda vigente.

Por isso venho através desde enquanto Coordenadora do Forúm Permanente de Educação escolar Quilombola do Estado da Bahia; representante da Associação Comunitária das Vilas Unidas aquí do Quilombo de Vila Nova. Representante do COJIS no segmento: povos e comunidade tradicionais; Integrante do movimento de Mulheres negras do território do Sisal; e enquanto cidadã. Venho apresentar essa carta ao município de Biritinga e demais município do terrotório do Sisal a não adesão ao feriado Nacional de 20 de Novembro; sabemos que ações estão sendo desenvolvidas em nosso município no entanto chega a ser contraditório quando jovens nessa mesma data, precisam irem a escola da sede para realização de atividades e "pasmem" na sua maioria (prova). Cadê as atividades de fortalecimento a Cultura Identitária nas escolas do município ? Cadê a aplicação da lei 10.639 e 11.645 ???

Somos Quilombolas SIM!!! Descendentes de Zumbi!!! Reconhecido federalmente pela Fundação Cultural Palmares desde 2010. A Trindade, Quipé e outras também são quilombolas !!! Vamos dialogar... Vamos rever... Venham todos comemorar !!! Refletir!!! O Brasil é Quilombola!!! Nenhum Quilombo a menos!"



Arylma dos Santos Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...