20 de novembro de 2017

O medo de retaliação do Apóstolo Pedro


Quando Jesus reuniu seus apóstolos e prediz que todos o abandonariam, Pedro respondeu ligeiramente: "Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!". Respondeu Jesus: "Asseguro que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará". Mas Pedro declarou: "Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei". E todos os outros discípulos disseram o mesmo.

Após a prisão, Jesus passara por humilhações e agressões físicas. “E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe punhadas, e a dizer-lhe: Profetiza. E os servidores davam-lhe bofetadas.” [Marcos 14:65]. Nesse momento, alguns apontaram para Pedro e acusaram de ser seguidor do Cristo. Durante três vezes, ainda durante a noite, Pedro negou. Negou porque temia retaliações. Negou com medo de sofrer agressões ou até ser condenado a morrer com seu Mestre. Pedro se acovardou.

Diante de uma realidade de pobre e de problemas sociais no município, observamos que muitos cristãos preferem não tomar partido. Escolhem negar suas responsabilidades de defender o oprimido e o injustiçado. Alguns, pior, escolhem estar ao lado de opressores.

Temos medo de se posicionar. Medo de falar e de agir em defesa do jovem marginalizado, do agricultor sem esperança e sem perspectiva, do desempregado. Negamos a todo tempo a missão que nos foi confiada. Negamos por medo de retaliações.

Um Pedro que não temeu retaliações:


No Brasil, o bispo Pedro Casaldáliga atuante na defesa dos direitos dos índios, dos negros e dos pobres, sofreu diversas tentativas de assassinato. A coragem de enfrentar os poderosos latifundiários em São Felix do Araguaia, no Mato Grosso o tornou exemplo para todo mundo. Convido-o a pesquisar mais sobre sua biografia.

Há inúmeros outros cristãos que também não temeram retaliações: O Pastor Martin Luther King, que não ficou indiferente à segregação racial de seu país.

O Pastor Dietrich Bonhoeffer que não negou a incumbência de tentar deter os planos do líder nazista Hitler e impedir que pessoas fossem mortas a mando de um mente doentia... dentre muitos outros.


Renilson Silva – Blog Biritinga Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...