25 de novembro de 2017

Hoje é dia de samba! Confira o roteiro do Dia Municipal do Samba de Roda em Biritinga 2017:


Registrado como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2004, o SAMBA-DE-RODA recebeu o título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, reconhecido pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), considerado, portanto, essencial para identidade do povo e da comunidade.

Atualmente há cerca de 08 (sete) grupos de SAMBA-DE-RODA no município de Biritinga, são eles, o grupo cultural Boi Samba Burrinha na sede do município, que tem como um dos responsáveis o Sr. José de Chico, o grupo cultural Renascer de Novo da Fazenda Buraco do Dinheiro, que tem como responsável o Sr. Albino, conhecido como Bino da Viola, o grupo cultural Vencedor do Campo da Ema, que tem como responsáveis os irmãos Graciliano e Francisco, conhecidos como Gacho e Chiquito, o Grupo Geração da Paz, comandado por Jucelino e equipe; O grupo cultural da Fazenda Cardoso, que tem como responsáveis o Sr. José Rodrigues, conhecido como Zé Maroto e o Sr. Antônio José, conhecido como Pincel, o grupo cultural Flor da Candeia na Fazenda de Barreiro e Candeia tem como responsáveis os Srs. Domingos, Sebastião e Adilson, o grupo cultural Os Buquinhos da Fazenda Pai Felipe que tem como responsável a Sra. Elizabete e o grupo de samba-de-roda mirim da Fazenda Tapera, grupo reativado pelos coordenadores responsáveis Mirivaldo e Edinando.

Nesse processo uma das grandes contribuições na área da cultura foi a criação do Samba-de-Roda, uma expressão musical, coreográfica e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Presente em todo o Estado da Bahia, inclusive no nosso Município de Biritinga com vários grupos de povoados distintos. 

Portanto o SAMBA-DE-RODA necessita do seu espaço no calendário cultural municipal de forma efetiva devido a sua resistência histórica ao longo do tempo, anteriormente mantido através dos nossos conterrâneos antepassados e atualmente através dos grupos culturais, que disseminam os saberes de geração a geração. O que se pretende através desta lei é que o SAMBA-DE-RODA seja conservado e promovido para que as gerações vindouras possam gozar destes saberes e costumes. Então, dessa forma através dos fatores é necessário promover uma ação de memória e preservação. 


O anúncio oficial desse reconhecimento, o título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade ao Samba de Roda, foi feito no dia 25 de novembro de 2005, data que propomos para a celebração do Dia Municipal do SAMBA-DE-RODA em Biritinga.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...