26 de novembro de 2017

Dia Municipal do Samba de Roda é comemorado em comunidades rurais de Biritinga


O pandeiro e a viola deram o tom: tem samba de roda no salão!

O Dia Municipal do Samba de Roda em Biritinga, comemorado em 25 de novembro, foi festejado no último sábado (25) em três comunidades rurais da cidade e reuniu diversos grupos de samba.

Na fazenda Buraco do Dinheiro, o Encontro de Sambadores foi organizado por Bino da Viola. O evento contou com a participação dos grupos Boi-samba-burrinha, Grupo Renascer de Novo, Vencedor do Campo da Ema, Viola Nova (Nova Soures) e outros grupos. “Essa cultura que comemoramos no dia de hoje, dia dos sambadores, são culturas de raiz, e por isso não poderia deixar num dia especial como o de hoje de fazer esse evento. ” Disse Bino da Viola.

O Secretário de Cultura de Biritinga, Fábio Bastos, esteve presente no evento e falou sobre a importância de apoiar as manifestações culturais do município. “Hoje, dia 25 de novembro, o dia municipal do samba de roda, uma cultura popular, o nosso município tem essa grandeza, e a gente fica feliz do apoio dos grupos e da amplitude que trazem a nossa cultura.”  disse. 

Zé Maroto - Grupo Cultural da Faz. Cardoso
Na Fazenda Cardoso, Seu Zé Maroto, um dos componentes do grupo de samba de roda da comunidade, também lembrou a importância de se comemorar o dia do samba. “Enquanto eu puder lutar, eu não me separo do samba. É uma diversão que custa barato, e não tem perigo: ninguém nunca viu uma briga na roda de samba.” Disse Zé de Maroto.


Dona Memê também abriu as portas de seu Terreiro na Fazenda Campo da Ema para a realização da comemoração ao dia 25 de novembro. O grupo Geração da Paz comandou o samba juntamente aos Mestres Gacho e Chiquito.

Jucelino do Quipé, líder do Grupo Geração da Paz, falou da importância de manter a cultura viva: “Um dia tão importante como este, que foi conquistado com muita luta, então não poderíamos deixar nossa comunidade que sempre nos acompanha, na mão.” Afirmou.


Autor da Lei Municipal que instituiu o Dia do Samba de Roda, o Vereador e Mobilizador Cultural Jorge do Portal acompanhou de perto as comemorações que ocorrerem em todo município. “É uma diversidade cultural muito grande que Biritinga tem, mas hoje é o dia do Samba de Roda!” Exclamou. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...